Análise de visitas do blog ou site com Google Analytics ou Statcounter

Analize de visitas site e blog é uma Técnica SeoDois sites de análise de trafego(visitas) e algumas dicas de como tirar proveito ou usar essas ferramentas online e grátis.

Para uso em sites e blogs

Pra começar, uma análise das visitas é simples, mas, como tirar proveito disso e como as diversas opções podem ser aplicadas vai depender do tipo de site que você vai analisar, comércio online ou local, blog sobre noticias ou dicas...

Além de analisar você deve se perguntar "o por que" de um usuário fazer certas coisas em seu site, é isso que eu queria? O que está errado? Uma página está fazendo sucesso(Posso tirar mais proveito dela?)

Uma análise de visitas de seu blog pode lhe mostrar possíveis erros na sua postagem, suas melhores páginas, as que o usuário mais acessa, aquelas onde ele fica pouco tempo, o visitante achou o que procurava?
Tentar usar os dados disponíveis para ver quais as páginas que trouxeram o seu público alvo e as palavras(em buscas), ou no caso de sites de referencia por eles usadas para chegar a seu site, os títulos e textos que fizeram maior sucesso. Dados que podem servir como inspiração para pensar uma linha a seguir.

Dicas para iniciar com google analytics


O mais "potente" e com muitas opções e dicas em português só poderia ser do google, ninguém poderia melhor entender e ensinar sobre o visitante. Claro que o número de opções pode confundir.

Primeiro vou deixar alguns links de ajuda e suporte do google que podem abrir sua mente para possibilidades de como tirar proveito de análise de visitas.
É possível comparar as visitas, determinar datas, como estão evoluindo suas páginas, acompanhar os ganhos do adsense no Google analytics, porém, talvez seja necessário criar critérios para as páginas.

Ajuda do Analytics:
Nessa tem um menu com Todos os relatórios , onde pode clicar e ver(sem sair da página) as opções do Google Analytics, esse menu é uma "cópia" do verdadeiro e ele tem a função demonstrativo.

Universidade de Conversão:
Nessa página existem diversos links-títulos que provavelmente algum será muito util para seu perfil, ou, pelo menos boas dicas de otimização você irá encontrar, porém alguns são difíceis, é bom filtrar.

Meu Google Analytics está em inglês?

Se o Google Analytics não estiver em português você pode fazer login e acesse Configurações clicando nesse link aqui e, na página que abrir escolha Português(Portugal), ou Brasil, e depois clique no botão Salvar ou Save, ou parecido...

Se o link que indiquei acima não funcionar procure na parte superior direita do google... por um link chamado Settings ou Configurações

Dicas para o statcounter


E em segundo, em inglês, mas ótimo para uma análise diária, rápida, simples de costumizar, e com um contador de acessos que pode ser inserido nas páginas, ou no HTML.
Em uma página pode ter varias informações:

Menu lateral => Recent Visitor Activity(atividades recentes dos visitantes):

Ou seja, de onde veio o visitante que acessou seu site ou blog, no caso de ter vindo de uma busca na web, pode ser percebido qual foi, a página de entrada, sua resolução de tela, sistema operacional, tipo de conexão, navegador, tempo no site, quantas páginas visitou, se já havia visitado antes e local onde possivelmente reside.
Algumas das mais importantes é Entry Pages(página de entrada), saber quais as páginas que trazem visitas ao site/blog é muito importante, para preparar essa de acordo a agradar e até direcionar ele para onde você tem mais interesse.

Popular Pages(páginas populares do site) Geralmente são as páginas de entrada e as que os visitantes escolhem.

Exit Pages(páginas de saída) Era por essas páginas que você esperava que os visitantes saíssem, se não, algo deve ser melhorado. Expl:
Um visitante entra em uma página e sai pela mesma, deve ser algo ruim. Então imagine se as páginas de entrada são as mesmas que as de saída.

Estatísticas de visitantes no blogger


Quem tem um blogspot ou usa o blogger para gerenciar seu blog tem a opção Estatísticas, onde você poderá ter uma boa noção em Visão geral, Postagens, Origens de tráfego e Público.

Para isso basta acessar o blogger.com e clicar no link ou aba >Estatísticas e explorar as opções: Visão geral, Postagens, Origens de tráfego e Público

9 comentários:

Análise de visitas do blog ou site com Google Analytics ou Statcounter2008-11-07T19:18:00-02:00
  1. É dificílimo para um leigo colocar contador de acessos, só me interessam os números, já tive sitemeter mas ele saiu. No Google analytics, tem uma operação com código html que eu não sei se coloca no layout, no modelo,aonde? Diz no "tag body" na página, mas qual? a página não é editável.Não tem um passo a passo para leigos. Não poderiam ser automáticos os contadores?

    Responder
  2. Sheila G. Soares

    até essa data o Google analytics não tem um contador, nesse caso não vai lhe adiantar, pois você não parece estar muito interessada em analisar o trafego de seu blog, nesse caso seria melhor usar o
    Statcounter.

    Em qualquer um dos sites acima você deve criar uma conta e obter o código, depois pode adicionar no Html antes/acima dessas duas tags </body></html>

    Para quem usa um sistema onde pode adicionar gadget, pode ser possível e mais aconselhável adicionar o código nesses locais(área de gadget).

    Se você usa o blogger pode adicionar códigos de forma parecida com adicionar gadget(veja aqui) basta escolher a opção HTML/Javascript.

    Se você optar por adicionar o código diretamente no Html, faça uma cópia dele antes(backup) por segurança.

    Responder
  3. Faz um mês que lia e relia os passos de como adicionar o código de monitoramento no modelo do meu blog, mas só agora através do seu e com sua ótima linguagem didática pude colar o tal código(ao lado/acima) da tag body. No entanto no G. Analitcs ainda aparece o alerta de "monitoramento desconhecido" com o sinal de exclamação. Espero poder contar com a sua ajuda. Obrigada.

    Responder
  4. gisalim

    Como citei acima, as muitas opções do Google Analytics pode confundir a pessoa, pode até ser bastante difícil de usar, é bom quem quiser usar ele visitar o site do google analytics e explorar as opções, ver quais as mais úteis e tentar memorizar elas.

    Porém, alguns fatores podem causar um "problema" de não ter dados e relatórios, são alguns deles:
    Código adicionado a pouco tempo, seu site/blog é novo, poucos artigos, poucas visitas ou poucas referencias(links apontando para páginas do site/blog).

    Alguns dos fatores acima podem causar uma demora para o google indexar("visitar, ler") um site, e, com isso demora para ter relatórios.

    Pode aguardar um pouco e visitar o Google Analytics para ver se o problema persiste, se continuar a única solução é explorar o Google Analytics, ver na conta do Google Analytics se adicionou o endereço correto do site/blog ou até talvez substituir o código.

    Responder
  5. Olá!

    Estava utilizando o megacontador, mas, hoje, ao acessar o blog, apareceu uma mensagem enorme, em vermelho, avisando que esse dispositivo pode hospedar malwares.

    Eu exclui esse contador, mas gostaria de ter outro. Acessei o google analytics, mas fiquei com o pé atrás ao ler o contrato...

    Podem me ajudar, por favor?

    Grata.

    Responder
  6. Célia G.

    Eu uso a muito tempo o google analytics e o Statcounter e nunca tive problema com nem um, acho praticamente alguém ter problema grave com um serviço do google.

    Responder
  7. ótimas as suas dicas valeu cara!

    Responder
  8. como eu coloco rastreador em um blog? estado e cidade das visitas?

    Responder
    ...Respostas
    1. Não vi nada do tipo ainda, e esse é um tipo de estatística difícil, nem todo navegador de usuários permite essa informação ou o tipo de conexão pode 'mascarar' essa informação.

      Mesmo assim acho que existe alguns, se ao navegar em blogs você ver um, clique nele porque em alguma parte dele tem um link que leva ao site onde é possível copiar o código dele.

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!